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  • Gestão de entregas e entregadores
  • Gestão das entregas
  • Gestão de entregas.
  1. Integrações

Gestão de entregas e entregadores

AnterioriFood sob demandaPróximoPagamento online

Atualizado há 3 meses

Este módulo é cobrado separadamente em todos os casos. Não está incluso em nenhum plano da Super Zap

Gestão de entregas e entregadores

Com o novo módulo de gestão de entregas e entregadores agora é possível:

  • Ver todos os pedidos no mapa e criar as melhores rotas de entrega.

  • Permitir o entregador acompanhar os pedidos que ele deve entregar direto pelo celular dele e mudar os status dos pedidos.

  • Ativar o despacho automático e deixar o nosso sistema definir as rotas de entrega e atribuir os entregadores à ela automaticamente.

Antes de começar a apresentação do módulo é importante destacar que ele está liberado para um grupo pequeno de clientes pois estamos na fase de validação. Após validação, ele será liberado oficialmente como um módulo pago com preço a ser definido.

Gestão das entregas

Para quem tem o módulo disponível, aparecerá na tela de Gestão de pedidos a opção

Gestão de entregas.

Clicando nesse botão será aberta a seguinte janela. Nela são mostrados os pedidos de delivery que estão nos status de Em preperação, Pronto, Saiu para entrega e Entregue.

É possível clicar sobre os pedidos no menu lateral para que esse pedido seja destacado no mapa em azul. Além disso é possível selecionar vários pedidos e realizar algum ação com eles, como mostra a imagem abaixo:

Na imagem acima aparecem 3 opções de ações para os pedidos selecionados. Duas outras ações podem também aparecer a depender dos pedidos selecionados. As ações disponíveis são:

  • Desselecionar: é uma forma fácil de tirar a seleção de todos os pedidos de uma vez. Ação sempre disponível.

  • Nova rota: cria uma nova rota de entrega com os pedidos selecionados. Uma rota nada mais é do que uma viagem em que o entregador sairá do estabelecimento, irá realizar a entrega dos pedidos da rota e retornará para o estabelecimento. Ação sempre disponível.

  • Associar rota: associa os pedidos selecionados à uma rota existente. Esta serve para mudar a rota de pedidos que já possuem uma e para adicionar pedidos sem rota à uma rota já existente. Ação disponível somente se existir outras rotas criadas.

  • Desassociar rota: remova os pedidos selecionados das suas respectivas rotas. Ação disponível somente se algum dos pedidos selecionados possui uma rota.

  • Pedidos prontos: indica que os pedidos selecionados estão prontos para serem entregues. Esse é um novo status que marca melhor a transição entre o status de Em preparação e o status de Saiu para entrega. Ação disponível somente se todos os pedidos selecionados estão Em preparação.

O status Pronto torna-se particularmente útil ao utilizar o despacho automático. Caso contrário, sua utilização é opcional.

É possível também selecionar os pedidos clicando sobre os marcadores deles no mapa.

Ao criar uma rota, ela receberá uma letra de identificação. Essa letra é atribuida automaticamente pelo sistema e, com exceção de alguns casos, a primeira rota do dia será a A, a segundo será a B e assim sucessivamente. Após a Z volta para a A novamente.

As rotas definidas e os pedidos sem rotas associadas são exibidos no menu à direita. Adicionalmente, no marcador dos pedidos no mapa, é indicada a letra correspondente à rota à qual estão vinculados. Setas entre os marcadores indicam a ordem de entrega dos pedidos na rota.

Para alterar ou remover as rotas de pedidos, além dos botões de ações apresentados anteriormente, é possível fazer isso segurando e arrastando os pedidos no menu lateral. Isso vale tanto para um como para vários pedidos selecionados. A opção de arrastar e soltar os pedidos também serve para mudar a ordem dos pedidos dentro de uma rota.

No momento da criação é possível escolher o entregador que será responsável pela rota. Há também a opção de não escolher nenhum entregador no momento da criação e fazer essa atribuição posteriormente. Para isso, basta clicar nos três pontinhos ao lado do nome da rota e escolher a opção Mudar entregador.

Como mostra a imagem acima, além da opção de mudar o entregador tem também a opção de excluir a rota. Nesse caso os pedidos da rota irão para o grupo Pedidos sem rota.

Se a rota C for excluída e existir a rota D, a próxima rota será a E. A rota C será pulada.

A outra opção disponível no menu da imagem acima é Ver detalhes da rota. Ao selecioná-la, abre-se uma janela que exibe todos os pedidos da rota, acompanhados por informações adicionais, como o valor do pedido e suas formas de pagamento. Adicionalmente, são fornecidos botões de ação que possibilitam:

  • Colocar todos os pedidos da rota como Prontos. Apenas se todos os pedidos da rota estiverem Em preparação.

  • Colocar todos os pedidos da rota como Saiu para entrega. Apenas se todos os pedidos da rota estiverem Em preparação ou Prontos.

  • Colocar todos os pedidos da rota como Finalizados. Apenas se todos os pedidos da rota estiverem no status Saiu para entrega ou Entregues.

Uma outra forma de ver mais detalhes sobre um pedido é clicando sobre o número do pedido. Ao fazer isso, uma janela será aberta, exibindo os detalhes do pedido em questão.

Acompanhamento dos entregadores

Além da gestão dos pedidos de delivery, temos também a gestão dos entregadores. Na parte inferior do menu lateral tem um resumo mostrando quantos entregadores estão disponíveis, em rota e offlines. Além disso, no mapa é mostrada a última posição conhecida do entregador.

A posição do entregador no mapa merece uma atenção especial. Na imagem acima vemos que temos 2 entregadores disponíveis e 1 em rota. Porém no mapa só aparecem 2 entregadores. O terceiro entregador, embora esteja online a localização dele não é conhecida por algum dos seguintes motivos:

  • O navegador não tem permissão para acessar a localização.

  • O GPS do celular está desligado.

  • O celular está desligado ou sem conexão com a internet.

  • Há mais de 45 minutos sem acessar a área do entregador.

Esse último ponto merece uma explicação adicional. Uma das limitações do nosso sistema de entregas atualmente é que não possuímos um aplicativo para o entregador. O entregador precisa apenas abrir um link no navegador. Isso tem algumas vantagens como:

  • Facilitar o onboarding do entregador.

  • Não precisar instalar nada e ocupar espaço da memoria do celular.

  • Economizar bateria do celular por não rodar em segundo plano.

  • Poder ser aberto tanto em aparelhos Android como em iOS.

Mas tem a desvantagem do rastreamento da localizar do entregador só ser feito enquanto a tela do link do entregador estiver aberta e o telefone desbloqueado. É por isso que no caso do entregador Johnny da imagem acima aparece "há 2 min" abaixo do nome dele. Pois essa localização é de 2 minutos atrás. Se o entregador ficar 45 minutos sem abrir o link do entregador a última localização dele não irá mais aparecer no mapa.

O status do entregador (online, offline) é definido pelo próprio entregador na área do entregador. A única limitação é que caso ele esteja atribuído a alguma rota não concluída ele não pode mudar o status para offline.

Clicando no botão à direita do resumo dos entregadores são mostrado os entregadores e status.

Link do entregador

O link do entregador é composto de várias funcionalidades e praticamente todas elas foram apresentadas no tutorial. O foco neste changelog será mostrar o fluxo envolvendo as rotas de entrega.

Quando uma rota de entrega é atribuída a um entregador, ela irá aparecer no link do entregador como mostrado abaixo:

O botão de Iniciar rota irá alterar o status de todos os pedidos da rota para Saiu para entrega. Ao lado desse botão tem um ícone de um mapa, esse ícone direciona para o Google Maps com uma rota pré configurada. Rota esta que irá sair da localização atual do entregador, passar por todos os pontos de entrega seguindo a sequência da rota e terminar no estabelecimento.

A opção de rota passando por todos os pontos só está disponível para Google Maps. O Waze não possui essa funcionalidade.

Após iniciada a rota o entregador só precisa ir marcando os pedidos como entregues, como na imagem a seguir:

Filtros e atalhos

Para facilitar a operação do dia a dia, na parte superior do menu lateral temos uma barra de pesquisa. Essa pesquisa permite encontrar os pedidos com base no número do pedido, letra da rota ou nome do clientes.

Se uma única letra for digitada, o sistema buscará uma rota correspondente a essa letra. Se for inserido um número, a pesquisa será realizada pelo número do pedido. Caso nenhuma das condições anteriores seja satisfeita, a pesquisa será conduzida pelo nome do cliente.

Ao pressionar a tecla "Enter" após inserir uma letra, o sistema abrirá a janela de detalhes da rota desde que uma rota correspondente seja identificada.

A tela de gestão de entrega conta também com atalhos para algumas funções, são elas:

  • [1] Ctrl + F: seleciona a barra de pesquisa.

  • [2] Ctrl + D: abre a janela para informar pedidos prontos.

  • [3] Ctrl + E: abre a lista de entregadores.

A janela para informar pedidos prontos é mais uma forma de colocar pedidos para o status de pronto. Nela basta digitar o número do pedido que o status dele será alterado.

Despacho automático

Até este ponto na apresentação, a criação das rotas e a seleção do entregador responsável por sua execução são realizadas manualmente. No entanto, com o despacho automático, essas duas tarefas podem ser automatizadas.

A configuração do despacho automático pode ser acessada ao clicar no ícone de engrenagem localizado no rodapé do menu lateral.

A primeira etapa consiste em ativar o despacho automático. Nesta janela, encontram-se parâmetros que direcionam o comportamento da automatização, são eles:

  • Máximo de entregas por viagem [obrigatório e maior que 1]: indica quantos pedidos no máximo cada entregador pode levar em uma viagem.

  • Distância máxima para agrupar entregas (metros) [opcional, maior ou igual a 1000]: ao inserir um valor, o sistema garantirá que dois pedidos não sejam incluídos na mesma entrega se a distância entre eles for superior ao valor especificado.

  • Tempo máximo para agrupar entregas (minutos) [opcional, maior ou igual a 5]: se um valor for definido, o sistema garantirá que o agrupamento de entregas não ocorra caso a diferença entre os momentos de criação dos pedidos seja maior que o valor informado.

  • Liberar entregador quando os pedidos da rota estiverem [obrigatório]: este parâmetro indica quando o entregador está disponível para ser automaticamente atribuído a uma nova rota. Pode ser configurado para liberar o entregador quando todos os pedidos da última rota forem finalizados ou quando todos os pedidos da última rota forem entregues. Essa configuração está diretamente relacionada ao momento em que o entregador prestaria contas das entregas realizadas. Se a prestação de contas ocorre após cada rota, é recomendável liberar uma nova rota somente quando todos os pedidos forem concluídos, ou seja, quando o entregador passa pelo caixa, a equipe realiza a conferência e conclui os pedidos. Por outro lado, se a prestação de contas ocorre apenas no final do dia, pode-se utilizar a configuração que permite ao entregador ser atribuído a uma nova rota após entregar todos os pedidos da última rota.

Com o despacho automático ativado e configurado, nosso sistema entra em ação com duas tarefas principais: a criação de rotas e a atribuição dos entregadores às rotas geradas.

Criação de rotas

Sempre que um novo pedido de delivery é feito as rotas são recalculadas. Nesse cálculo são considerados os pedidos de delivery com o status Em preparação ou Pronto que não possuem rotas ou que estão em rotas sem entregadores.

A qualquer momento, é possível realizar alterações manuais nas rotas. No entanto, é importante observar que, ao chegar um novo pedido, as modificações podem ser desfeitas se envolverem pedidos com as condições mencionadas anteriormente. Recomenda-se efetuar modificações apenas em rotas que já possuem entregadores, pois, uma vez que uma rota tem um entregador associado, ela não será mais modificada automaticamente.

Atualmente, para a criação das rotas o nosso sistema considera as distância em linha reta e não a real distância percorrida pelo entregador entre os dois pontos. Isso é uma limitação principalmente em cidades que possuem rios, viadutos, avenidas principais com poucas opções de retorno e etc.

Atribuição dos entregadores

Com as rotas criadas o nosso sistema irá escolher um entregador para fazer a rota. Essa escolha é feita com base em uma fila de entregadores.

Para entrar na fila, o entregador deve estar ativo, online, sem nenhuma rota no momento e com o rastreamento de localização devidamente configurado. Os entregadores que atendem a essas características e abrem o link do entregador estando a uma distância inferior a 1 km do estabelecimento serão automaticamente incluídos na fila.

Apenas entregadores que estiverem na fila serão considerados para a atribuição automática.

A atribuição de um entregador a uma rota sem entregador ocorre somente quando todos os pedidos dessa rota estão prontos. Assim que todos os pedidos de uma rota estiverem prontos, o primeiro entregador da fila será atribuído a ela.

Se não houver nenhum entregador na fila no momento, a rota permanecerá sem entregador até que algum entregador entre na fila. Se a rota estiver com todos os pedidos prontos, mas ainda não houver um entregador disponível, a otimização de rotas continuará sendo aplicada a ela caso novos pedidos cheguem.

Se um entregador entrar na fila e houver mais de uma rota com todos os pedidos prontos e sem entregador, ele será atribuído à rota que, em média, está com mais pedidos atrasados (considerando estimativas de horário de entrega, se disponíveis) ou que foram feitos há mais tempo.

Limitações da nossa gestão de entregas

Nosso módulo de gestão de entregas e entregadores no momento possui algumas limitações. Dependendo do feedback dos clientes podemos solucionar algumas dessas limitações:

  • Pelo fato de usarmos um link para o entregador e não um aplicativo, o rastreamento da localizar do entregador só é feito enquanto a tela do link do entregador estiver aberta e o telefone desbloqueado.

  • No despacho automático, as distância consideradas no agrupamos dos pedidos é a distância em linha reta e não a distância que será percorrida pelos entregadores.

  • A tela de gestão de entregas do Portal não está disponível para dispositivos com menos de 1050 pixels de largura. Devido à complexidade dessa janela, torna-se desafiador adaptá-la para dispositivos menores.

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