Google Analytics
Saiba o que é e como utilizar seu Google Analytics
Atualizado
Saiba o que é e como utilizar seu Google Analytics
Atualizado
Este documento tem como fim informativo a respeito do Google Analytics,
NÃO deve ser utilizado como passo a passo de configuração.
O Google Analytics é um serviço de relatórios gratuito oferecido pelo Google para acompanhar o tráfego do site. Ele ajuda você a descobrir sobre as pessoas que visitam o seu site e seus comportamentos de navegação.
Por que usar o Google Analytics?
Independentemente do tipo de site que você esteja rodando, ter um melhor entendimento dos seus visitantes e como eles se comportam no seu site vai ajudar você a obter melhores resultados.
Mas se isso não for suficiente, aqui estão algumas razões pelas quais você deve usar o Google Analytics:
É grátis – Aqui não há pegadinha, o Google não cobra pelo uso do Analytics, o que é muito útil considerando a quantidade de dados que você pode extrair dele.
É totalmente automatizado – Uma vez que você tenha adicionado o código de rastreamento ao seu site, o Google Analytics irá automaticamente rastrear, registrar e armazenar seus dados.
Você pode criar relatórios personalizados – Usando as ferramentas internas do Google, você pode criar relatórios personalizados de arrastar e soltar de forma bem simples (mais sobre isso depois)
Integre com outras ferramentas – Conecte facilmente seu Analytics com outras ferramentas do Google, como o Google AdWords e o Google Search Console.
Isso não é nem mencionar todas as coisas específicas do site que você pode aprender com o Google Analytics, como por que os visitantes estão ricocheteando em certas páginas, a idade/gênero/localização do seu público ou o tipo de conteúdo que você deve escrever.
O que o Google Analytics rastreia?
Ao dar-lhe acesso aos dados sobre o seu site, o Google Analytics permite que você tome essas informações e tome decisões.
Em termos muito simples, os dados que você pode obter do Google Analytics podem ser decompostos desta forma:
Aquisição – descubra como você obtém tráfego para o seu site.
Comportamento – descubra o que as pessoas estão realmente fazendo no seu site.
Conversões – descubra como os visitantes se tornam clientes em seu site.
O primeiro passo é ter certeza de que você está conectado à sua Conta Google com a qual deseja gerenciar suas análises.
Agora você precisa adicionar um nome de conta e deixar as caixas de compartilhamento de dados marcadas (você pode desmarcá-las se quiser, elas não vão mudar nada com seus dados).
Agora você poderá adicionar alguns detalhes sobre o seu site:
Nome do site – auto-explicativo.
Categoria Indústria – escolha a área que melhor descreve o seu site.
Relatar Fuso Horário – escolha o fuso horário em que você está.
Uma vez concluída esta seção, clique em Criar e você será solicitado a concordar com alguns termos de serviço. Assinale ambos e pressione Concordar.
Agora você vai ver seu código de rastreamento exclusivo:
A instalação do código dependerá do tipo de site que você tem e do quão confortável você mesmo está fazendo as mudanças.
Teste seu código Google Analytics Tracking
Depois de adicionar o código ao seu site, você precisa testar que o Google Analytics está realmente rastreando.
Isto é muito fácil.
No Google Analytics, vá para Realtime e depois Overview.
Isto lhe mostrará o que está acontecendo no seu site neste momento.Agora vá abrir seu site em um navegador diferente (ou modo anônimo) e aguarde que o Google Analytics pegue sua visita. Se o seu código de rastreamento foi instalado corretamente, você verá algo como isto:
Instalar manualmente o Google Analytics
Seu script Google Analytics deve ser adicionado ao seu arquivo header.php, antes da tag de fechamento </head> para instalá-lo em todas as páginas do seu site.
Se o seu tema não tem esse recurso, você pode tentar usar um plugin para criá-los
Instalar o Google Analytics usando um Plugin
Este é provavelmente o método mais fácil (e mais seguro) para adicionar um código do Google Analytics ao seu site WordPress.
Depois, vá para a e clique em Iniciar medição:
Uma vez que você tenha adicionado isso, acerte a próxima. Agora você precisa escolher o tipo de propriedade que você quer medir: sites, aplicativos ou ambos. A maioria das pessoas vai estar configurando o Google Analytics para , então selecione isso e clique em próximo.
URL do site – certifique-se de escolher no menu suspenso e depois adicione sua URL.
Para rastrear seu site usando o Google Analytics, este código deve ser instalado em todas as páginas do seu site ().
Alguns têm uma seção dedicada a deixar seu código de rastreamento, mas a maioria deles não tem. É por isso que você deve estar sempre para evitar que seu script GA seja sob regravado depois de muito atualizado.
Uma das maneiras mais fáceis de adicionar o Google Analytics ao WordPress (tanto para iniciantes quanto para especialistas) é usar um plugin como .